viernes, 27 de julio de 2012

Desde criança vemo-nos confrontados com palavras como: "cuidado"; "toma atenção"; "nao faças", "faz assim "e hoje continuamos a ouvir estas orientações na Publicidade de consciencialização. Proteger, cuidar, defender.. são palavras usadas em vários PSA's globais que visam chamar a "atenção" como as pessoas pensam". Pensa-se no eu no nos que 'e visível, mas esquece-se os efeitos dos gestos mínimos, das actuações e atitudes para o que nos envolve. Significa que o egoísmo do homem tem-se elevado no ultimo século? Sera que  a rede torna-nos globais, mas mais aldeia no pensamento? Ve-se muitos alertas ao mundo, natureza e ao que não se deve fazer? Mas como mudar este pensamento de aldeão numa rede global?


Director: Mariana Blanco; Animator: Sol Linero; Production Co: Hoodablah - hoodablah.com
Song: Pot Kettle Black; Written by Kianna Alarid, Neely Jenkins, Derek Pressnall, Jamie Lynn Pressnall & Nicholas White

miércoles, 25 de julio de 2012

Video: Peta

Pureza ou impureza: uma dicotomia existencial
Peta tem vindo a ser conhecida pela sua agressividade publicitaria no que respeita a todo o consumo que envolve os animais. Os vídeos alguns deles considerados impróprios para serem vistos. Este video "Chew on this" inúmera as razoes para não se comer carne e todos os outros produtos que derivam dos animais.  Convida a formação de uma sociedade, partindo do indivíduo, para um estado social de pureza de alimento. Um retorno Bíblico ao estado puro da alma. Esta alma que esta impura, porque bebe sangue em forma de carne ou produto de um assassínio de uma animal. O estado de eliminação os animais 'é usado no video para expor os motivos porque nao se deve "comer carne". Ser carnívoro é um pecado. Mas sera que a sociedade so aprende pela exposicao dos "considerados maus exemplos"? E ver não é consentir?





BWVAKTBOOM.com 
Title: Boy Friend went vegan


Este vídeo de PETA não só utiliza o corpo feminino para chamar a atenção, mas também demonstra violência domestica. Será que estão a conotar  vegetarianismo igual a violência domestica? Mais uma vez convidam ao uso dos legumes e vegetais, mas por outro lado proliferam o uso e utensílio do corpo humano.




domingo, 22 de julio de 2012

Amnesty International: a Instituição que mais areas abrange do que é  considerado "bom e positivo" para a humanidade. Baseado nos direitos humanos, os seu Ads abrangem várias temáticas. Temáticas que se misturam e confundem de quem assiste ao video. Um chamamento para o bem, mas o que fica desse chamamento nesse tipo de Ads?

Amnesty International: Network: Dektor Films; Producer: The Ebeling Group
Director: Hilton Tennant; Concept & Design Direction: Hilton Tennant & Carl Addy
Animation: TM, David Hillier;Frank Weber Music: Jack Johnson (Final Mixed at Turner Studios)



















Como consciencializa a publicidade?

Consciencializar, moralizar, sensibilizar, socializar são vários termos usados com o fim de criar uma sociedade pura. Sem doença, sem guerra, sem atrocidades, sem.... Num mundo em rede todos tentam consciencializar os outros e a si próprios. Consciencializar aparece como uma necessidade que o homem encontrou para apontar o dedo aos outros e limpar-se dos pecados mentais.
Mas o que  é  isso de consciencializar a partir da publicidade? Este termo híbrido sem clara definição e por todos usado e praticado.  
Com este blog queremos apresentar e receber o feedback sobre alguns casos de "Publicidade de consciencialização" que vigoram na sociedade. Alguns desses produtos de instituições e outros de iniciativas individuais.

A simples pergunta que nos deve vir a cabeça quando vemos um póster ou video de sensibilização: que palavra nos vem a mente ao vermos este Ad?